A página inicial do Google no Brasil amanheceu nesta quarta-feira, 20, com um novo Doodle. A arte que substitui o logotipo tradicional da empresa hoje celebra o Equinócio de Outono, fenômeno que marca o fim do verão e o começo de uma nova estação no hemisfério sul.

O equinócio de outono é um fenômeno bem comum que faz com que o primeiro dia e a primeira noite de outono tenham a mesma duração – exatamente 12 horas cada. O equinócio também acontece no primeiro dia e primeira noite da primavera, que, no hemisfério sul, começa no dia 23 de setembro.

publicidade

Em 2019, o equinócio de outono começa exatamente às 18h58 desta quarta, no horário de Brasília. A partir deste fenômeno, os dias vão ficando cada vez mais curtos que as noites, durante três meses, até o o início do inverno.

O inverno começa em 21 de junho e inaugura o solstício de inverno, quando a noite fica mais longa que o dia. A partir daí, o jogo inverte: as noites começam a ficar mais curtas. Com o início do verão, em 21 de dezembro, chega o solstício de verão, quando o dia fica mais longo que a noite.

publicidade

Os solstícios e equinócios não acontecem sempre no mesmo dia ano a ano. A data muda de acordo com a duração do ano, se é bissexto (tem um dia a mais, 29 de fevereiro) ou não. O próximo equinócio do outono, de 2020, por exemplo, será no dia 21 de março do próximo ano.

O doodle de outono do Google desta quarta é exibido em nove países do hemisfério sul, incluindo toda a América do Sul e a Oceania. No hemisfério norte, o doodle de hoje celebra o início da primevra nos países acima da linha do Equador. Além disso, o Google exibe doodles especiais na Tunísia (feriado local) e na Holanda (eleições).

publicidade

Veja todos os doodles do Google aqui.