Engenheiros de uma pequena provedora britânica de internet chamada Andrews and Arnolds conseguiram fazer uma conexão de banda larga funcionar com dois metros de barbante molhado. Em entrevista à BBC, o diretor da empresa disse que o experimento foi “uma brincadeira que um dos nossos engenheiros decidiu testar”.

A conexão estabelecida pelos engenheiros foi do tipo ADSL, que segundo o ISPreview é usada por pouco menos de metade das conexões fixas no Reino Unido. Ela normalmente funciona usando um par de fios de cobre ou de alumínio torcidos entre si para transferir dados a quilômetros de distância, numa taxa de até 24 megabits por segundo (Mbps).

publicidade

Com o barbante molhado, porém, os engenheiros conseguiram atingir uma taxa de 3,5 Mbps ao longo de dois metros de barbante. Trata-se de uma taxa de transferência de dados bem maior do que a das antigas redes discadas, que atingiam no máximo 56 kbps. A velocidade de upload da conexão com barbante, no entanto, ficou em apenas 67 kbps.

Explicação

publicidade

De acordo com o blog de um dos engenheiros, foi necessário molhar o barbante em água com sal para que o experimento desse certo. Isso porque embora o barbante seja um péssimo condutor de eletricidade, a água com sal contém íons que fazem com que ele conduza eletricidade muito melhor. É possível ver abaixo algumas fotos do experimento:

Reprodução

publicidade

Reprodução

Reprodução

publicidade

Falando à BBC, o professor de física Jim Al-Khalili explicou que o experimento não depende tanto assim da condução de corrente elétrica. “Aqui, o barbante está agindo como guia de onda para transmitir uma onda eletromagnética. E como o sinal de banda larga nesse caso tem frequência muito alta, não importa tanto assim qual é o material usado”, disse.

Mesmo com o sucesso do experimento, no entanto, os barbantes molhados com água salgada não entrarão para o conjunto de tecnologias usadas para transmitir internet. Mas, como o engenheiro aponta em seu blog, a configuração ainda permite que o usuário acople uma lata de metal em cada uma das pontas do fio para criar uma alternativa tosca ao Skype.