A SpaceX, empresa de Elon Musk que fez história recentemente com o lançamento do foguete que pode um dia levar humanos a Marte, pretendia colocar dois satélites de banda larga em órbita no último sábado, 17. No entanto, a empresa decidiu de última hora adiar o lançamento do foguete que levaria os satélites. O novo lançamento está marcado para quarta-feira, 21 de fevereiro, às 14h no horário de Brasília.

Segundo a SpaceX, o atraso tem o objetivo de dar mais tempo para que os engenheiros verifiquem a nova carenagem do foguete. Embora não houvesse problemas com o foguete ou sua carga, a ideia da empresa era aumentar as chances de que o foguete usado nessa missão conseguisse pousar com segurança de volta na Terra e ser reutilizado em outra ocasião. O tweet da empresa pode ser visto abaixo:

publicidade

O lançamento dos satélites seria o primeiro passo na criação de uma rede global de serviços de internet de banda larga. Inicialmente, dois satélites serão enviados no dia 21. Mas o objetivo final da empresa, segundo o Engadget, é colocar mais de 4.400 satélites em órbita, oferecendo conexões de até 1Gbps de velocidade ao mundo todo. 

Isso, por sua vez, seria um plano comercial da empresa. A SpaceX tem a meta ambiciosa de levar humanos a Marte a partir de 2022, mas um dos principais desafios que ela enfrenta é o de conseguir dinheiro suficiente para fazer isso. Com essa rede de acesso de banda larga, a empresa poderia vender serviços de acesso à internet para ajudar a custear a pesquisa – e a viagem. 

publicidade

Junto com os satélites, a SpaceX também lançará no dia 21 um satélite espanhol de captação de imagens chamado “Paz” – essa é a missão “oficial” do foguete. Como o próprio Engadget opina, trata-se de um plano ambicioso. E o fato de que a empresa atrasou o lançamento do foguete para garantir que ele retorne à Terra intacto também indicaria que a empresa está apostando muito nessa missão.