A United Parcel Services (UPS), empresa multinacional americana de entrega de pacotes, anunciou a operação com caminhões autônomos da TuSimple para transporte de encomendas entre as cidades de Phoenix e Tucson, no Arizona. A ação já está em vigor desde maio, mas a gigante das entregas só fez o anúncio nesta quinta-feira, 15, com a revelação de que a companhia havia adquirido uma participação minoritária na TuSimple. Os termos do acordo não foram divulgados.

A TuSimple já havia firmado uma parceria com o Serviço Postal dos Estados Unidos no início do ano, na qual seus caminhões passaram a transportar correspondências no trecho de 1.600 quilômetros entre os centros de distribuição de Phoenix, Arizona e Dallas. Essa parceria já terminou, embora os dois lados estejam discutindo os “próximos passos”, de acordo com um porta-voz da TuSimple.

publicidade

Fundada em 2015, a TuSimple usa caminhões da Navistar equipados com tecnologia própria, que vê o mundo em grande parte por meio de nove câmeras. Enquanto cada caminhão é equipado com um par de sensores LIDAR (radares que usam laser para orientação e mapeamento dos arredores), a startup está focada no desenvolvimento de um sistema autônomo baseado na visão – similar ao que a Tesla usa em seus carros. A startup já é apoiada pela Nvidia e pela empresa chinesa de tecnologia Sina. Atualmente ela tem sede em San Diego, Califórnia, e em Pequim.

Há uma série de startups e empresas estabelecidas que desenvolvem tecnologia de transporte por caminhões autônomos, como a Kodiak e Einride, passando até mesmo pela Waymo, que faz parte do conglomerado Alphabet, que também é dona do Google. O TuSimple é um dos poucos que já transporta cargas comerciais, embora com capacidade limitada em apenas algumas rotas.

publicidade

A UPS está trabalhando também em um serviço de entrega de drones, e tem caminhões elétricos em andamento, tudo isso combinando os principais recursos da Amazon. A rival FedEx anunciou recentemente que não renovou seu contrato com a empresa de Jeff Bezos.

 

publicidade

Via: TheVerge