Duas câmeras, hoje em dia, é muito pouco para um celular. Cada vez mais aparelhos chegam ao mercado com pelo menos três – duas atrás, uma na frente -, e há smartphones fazendo barulho com quatro ou até cinco câmeras.

Mas uma empresa norte-americana tem um plano ainda mais ousado: colocar nove lentes num só smartphone. A ideia é da startup Light, que, no ano passado, lançou uma câmera digital compacta com nada menos do que 16 lentes.

publicidade

A Light mostrou alguns protótipos deste celular com nove câmeras para o jornal The Washington Post. A empresa diz que a tecnologia permitirá que usuários tirem proveito de uma grande variedade de efeitos de exposição e profundidade de campo.

Além disso, a Light diz que as nove lentes permitirão registrar fotos de até 64 MP. A empresa também trabalha em modelos com “apenas” cinco ou seis câmeras. O modelo finalizado deve ficar pronto até o final deste ano, segundo a fabricante.

publicidade

Nenhum outro detalhe sobre o smartphone de nove lentes da Light foi divulgado. Mas não espere um produto barato. A câmera de 16 lentes da empresa custa quase US$ 2.000 nos Estados Unidos, o dobro de um iPhone X, por exemplo.