Série da Netflix usa poder das redes sociais para diagnosticar doenças

Série documental 'Diagnóstico' mostra pessoas que encontram em histórias reais compartilhadas na Internet um jeito de descobrir respostas e tratamentos de doenças misteriosas

"E se as redes sociais pudessem salvar vidas?". É a pergunta que abre o trailer da nova série documental da Netflix "Diagnóstico", produção sobre pessoas que encontraram em histórias reais compartilhadas na Internet um jeito de descobrir respostas e tratamentos de doenças que nenhum médico consegue diagnosticar.

No documentário, dividido em 11 episódios, os pacientes usam as redes sociais para encontrar outros com que conhecem ou apresentam os sintomas e problemas de saúde que eles enfrentam para juntos descobrir um diagnóstico de doenças misteriosas.

A série é comandada pela médica da Universidade Yale, nos Estados Unidos, Lisa Sanders, especializada em casos da saúde raros e complexos. O show é uma espécie de continuação audiovisual de uma antiga coluna de Sanders no The New York Times sobre pacientes com sintomas desconhecidos, a qual ela escreveu por 15 anos.

Ao contrário de médicos que amaldiçoam as buscas de sintomas de doenças em sites na Internet, Sanders incentiva ativamente seus pacientes a procurar respostas em redes da web. Para ela, é importante perguntar a qualquer pessoa conectada em redes sociais para receber uma segunda opinião sobre as condições não diagnosticadas dos pacientes. É isso que a série quer mostrar: com o compartilhamento de histórias do mundo todo pela em plataformas digitais, as pessoas podem somar conhecimento para resolver o insolúvel.

Em sua coluna no Times, a médica detalha esses casos misteriosos e pede a seus leitores (que podem se identificar ou não com a descrição) para pensar a fundo sobre possíveis causas das doenças e enviar um vídeo explicando seu raciocínio. Desde psiquiatras, veterinários até leigos entusiastas exploram seu conhecimento sobre os sintomas. Quando Sanders encontra uma ou duas respostas promissoras, ela compartilha as informações com seus pacientes e outros médicos que os acompanham. A série desencoraja rigorosamente que os telespectadores substituam uma consulta profissional pelo conteúdo apresentado na produção, no entanto.

Todos os episódios da primeira temporada de "Diagnóstico" já estão disponíveis na Netflix.

Via: Mashable

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ