A Microsoft, que desistiu de sua própria tecnologia de navegadores, lançou versões de testes de seu navegador Edge construído sobre as mesmas bases do Google Chrome. Ela promete diferenças entre eles

“Nestas primeiras versões, estamos muito focados nos fundamentos e ainda não incluímos uma ampla gama de recursos e suporte a idiomas que virão mais tarde”, disse Joe Belfiore , vice-presidente corporativo da Microsoft-Windows. “Você começará a ver as diferenças do Microsoft Edge atual, incluindo acabamentos de design sutis, suporte para uma ampla seleção de extensões e a capacidade de gerenciar seu perfil de login.”

Durante anos, a Microsoft tentou recuperar parte de seu poder na categoria dos navegadores removendo a tecnologia que dificultava o uso do Internet Explorer, e tentando difundir o Edge modernizado. No entanto, essa estratégia nunca funcionou. Em dezembro, a gigante do software anunciou um plano para reconstruir o “Edge on Chromium” — a base de código aberto do Chrome, usada por outros navegadores.

A nova versão do Edge é baseada no Chromium, um projeto de código aberto executado pelo Google. Entre os outros navegadores que dependem do Chromium, temos Brave, Vivaldi, Opera e Samsung Internet. 

publicidade

O uso da tecnologia do Google dá acesso a um projeto maduro e que pode ser atualizado com frequência. Isso garante que os sites não sofram com problemas de incompatibilidade. E também mostra o poder do Google sobre a web — principalmente para decidir quais tecnologias são compatíveis e quais não são. Atualmente, o Chrome domina o mercado de navegadores.

O Safari da Apple, um primo do Chrome, e o Firefox, da Mozilla, continuam independentes. 

Você pode baixar baixar a versão Chromium do Microsoft Edge no site Edge Insider .