O Google Duplex – bot do Google Assistente que faz reservas em restaurantes via chamada telefônica – está finalmente ganhando uma expansão. A ferramenta estava disponível somente para celulares Google Pixel, mas agora você pode contar com o robô na grande maioria dos smartphones. Segundo a página de suporte do Duplex, o serviço foi liberado para “iPhones com o Google Assistente instalado” e “dispositivos Android que operam na versão 5.0 ou mais recentes”.

O bot de reservas é um dos produtos mais impressionantes que o Google apresentou nos últimos anos. Basta pedir ao Google Assistente para realizar um agendamento em determinada data e hora e ele faz. E por “faz”, entenda-se: ele liga para o estabelecimento e conversa com o gerente em seu nome, com uma das vozes mais próximas à do ser humano já geradas em computador. Então, ele negocia uma reserva e dá um retorno a você. Veja neste vídeo como ele funciona.

publicidade

A tecnologia do Google também emula algumas falhas humanas e marcas de fala, como pausas no discurso e expressões como “ãn”, “ah” no meio da sentença. Além disso, o serviço foi capaz de gerar uma ampla gama de vozes com pessoas artificiais, cada uma com diferentes personalidades e estilos de linguagem. Sob a codificação de baixa qualidade da chamada, de fato, é quase impossível diferenciar o robô de um ser humano normal.

O Duplex também faz um trabalho incrível de compreensão da pessoa do outro lado da linha – e o sistema parece estar, muitas vezes, uma geração inteira à frente do Google Assistente ou da Siri. Se algo der errado, porém, o Google tem um call center de seres humanos reais à sua espera.

publicidade

Usar o que é provavelmente o melhor sistema de voz em inteligência artificial para fazer reservas em restaurantes parece um desperdício – essas coisas podem ser feitas em poucos cliques na internet. Mas o próprio Google tem sido um pouco conservador com o produto, que ainda é limitado à função de reservas e, até há pouco, só funcionava no Pixel. Além disso, o serviço só estava habilitado em quatro cidades. Agora, com a ampliação, são 47 estados nos EUA que podem contar com a novidade.

Fonte: Arstechnica