Uma publicação feita no Facebook no último dia 7 de junho de 2019 já teve mais de 10 milhões de visualizações por mostrar algo que parece ter saído direto de um filme do Harry Potter. O vídeo postado na rede social tem cerca de 10 segundos de duração e nele vemos uma figura com forma humanoide, bem pequena e de orelhas grandes, andando de forma desengonçada. 

Com certeza parece com um E.T (Bilu, é você?) ou, mais precisamente, com o elfo doméstico de Harry Potter, Dobby. Mas será que o vídeo é verdadeiro?

publicidade

Vivian Gomez foi a responsável por postar o vídeo em seu perfil no Facebook. A mulher afirma ter visto uma sombra em sua garagem nos Estados Unidos e, depois de ter checado a câmera de segurança, encontrou a imagem do “serzinho” esquisito andando pelo quintal. 

publicidade

A primeira coisa para suspeitarmos é que, considerando que é a imagem de uma câmera de segurança, como ela mesmo conta, é estranho não ter qualquer informação de data e hora na filmagem. Além disso, câmeras de segurança não captam som. 

Outro motivo de atenção é o fato da moça não atualizar a página do Facebook com frequência. Sua última publicação teria sido em 2017, mas coincidentemente a postagem de 2019 foi bem certeira e atingiu milhões de visualizações. 

publicidade

Fora isso, podemos ver no vídeo (próximo dos 3 segundos), a sombra de uma porta abrindo. Claramente alguém deixou o suposto elfo sair por aí caminhando. 

Mas como isso poderia ter sido feito? Na internet, a máscara do Dobby é relativamente fácil de se achar. Também suspeita-se que o vídeo não seja nem de Vivian Gomez. Um dia antes dela fazer essa postagem no Facebook, uma usuária chamada Jacqueline Ramirez já havia jogado a filmagem em seu canal recém-criado no YouTube.

publicidade

E, no dia 7 de junho, quase simultaneamente, a modelo e YouTuber norte-americana Jey Bee também publicou o mesmo vídeo em seu perfil do Twitter, gerando mais de 30 milhões de visualizações. Isso nos leva a acreditar que talvez as postagens tenham sido parte de uma jogada de marketing bem programada. 

Não é possível afirmar com certeza, mas no mesmo dia das postagens, a desenvolvedora Niantic lançou o trailer, em parceira com a WB Games, de um novo jogo do universo Harry Potter. Não existe qualquer prova de uma conexão entre Vivian Gomez e os desenvolvedores do jogo. Mas seja coincidência, muita sorte ou planejamento, o marketing de Wizards Unite se deu bem. 

FONTE: e-farsas