Em Hollywood, sequências, remakes e reinicializações de grandes franquias sempre foram um grande negócio, e ao longo dos anos, tem havido muita conversa sobre o potencial retorno de um clássico The Matrix. Uma nova reportagem dá um pouco mais de movimentação ao tema. Isso porque, segundo diretor de John Wick: capítulo 3, Chad Stahelski, as irmãs Wachowski (Lana e Lilly) estão trabalhando em uma nova fase da franquia.

Rumores de reinicialização ou continuação circularam por alguns anos. Em 2017, o The Hollywood Reporter sugeriu que a Warner Bros. estava trabalhando em um remake, com Michael B. Jordan (Creed e Pantera Negra) potencialmente ligado e Zak Penn (responsável pela história do primeiro Vingadores e também filmes da franquia X-Men). Entretanto, a reportagem dizia que as Wachowskis não estavam ligadas ao projeto.

publicidade

Falando com o Yahoo! Movies, Stahelski sugere que não apenas um filme Matrix está sendo produzido, mas que as Wachowskis estão envolvidas e que seria uma continuação da trilogia original. Stahelski disse: “Estou super feliz que as Wachowski não estejam apenas fazendo um Matrix, mas sim expandindo o que todos nós amamos. Elas não teriam que me pedir duas vezes para ser um dublê que seria atropelado por um carro”.

No entanto, um representante de Stahelski disse ao The Verge que a citação é “imprecisa” e que ele não afirmou que os Wachowskis estão fazendo outro filme. O diretor apenas disse que, caso as irmãs estivessem fazendo uma sequência, como sugerem alguns rumores, ele aceitaria participar sem hesitar.

publicidade

Lana e Lilly Wachowskis

Diretores e atores dizem coisas o tempo todo enquanto falam com a imprensa. Stahelski tentou se proteger um pouco, observando que a presença de Lana Wachowski é incerta. Rumores de que as irmãs iriam se aposentar surgiram depois que venderam seu escritório de produção em Chicago, no ano passado.

publicidade

Matrix original estreou nos cinemas 20 anos atrás, e as Wachowskis seguiram com um par de sequências (The Matrix: Reloaded e The Matrix: Revolutions). Elas também supervisionaram uma série de histórias em quadrinhos; um videogame, The Matrix Online, que foi criado após Revolutions; The Animatrix, uma série de curtas de animação ambientada no universo Matrix.

Revolutions deixa em aberto a possibilidade de mais histórias, já que a guerra entre a humanidade e as máquinas chegou ao fim, com o Matrix inteiro sendo reiniciado. A cena final do Oráculo e do Arquiteto mostra que ainda há alguma tensão, mas a paz durará “o máximo que puder”.

publicidade

Presumivelmente, qualquer sequência ou ligação poderia explorar a natureza do mundo pós-Revolutions e as tensões entre a humanidade e as máquinas. Ou poderia lidar com a quebra  e a vida pós-Matrix. Certamente, ter as Wachowskis retornando para dirigir ou supervisionar as obras seria preferível, dado que foram elas que dirigiram e conceituaram a filosofia e o mundo da franquia — ainda que criadores originais não sejam necessariamente um requisito para qualquer continuação.  Star Wars avançou sem a ajuda explícita de George Lucas, cujos planos de uma trilogia pós-Retorno de Jedi foram descartados em favor da visão de JJ Abrams para o futuro da franquia.