Daqui a uma semana, no dia 12, começa mais uma edição da Campus Party: é a #CPBR12. É lá que se reúnem os interessados em inovação, empreendedorismo, tecnologia e assuntos afins. 

Enquanto o evento não começa, separamos algumas curiosidades sobre o encontro para você se familiarizar com ele. Preparado? Então, vem!

publicidade

1. Como começou

A brincadeira teve sua primeira edição em 1996, na Espanha. Começou com uma ideia da Associação Juvenil EnRED, de tornar públicas suas LAN parties privadas. Com o apoio do empreendedor Paco Ragageles, foi organizada a primeira Campus Party, que aconteceu em Málaga, Comunidade Valenciana e Palma de Mallorca. 

publicidade

2. Campus Party = (mais ou menos) Casa

A festa, que começou com mote tecnológico e hoje tem como foco o empreendedorismo, atrai interessados em tecnologia e empreendedorismo. Para que a interação entre eles seja completa, o espaço se transforma em lar para os participantes e tem área de camping, vestiários, banheiros, lavanderia, supermercado e assim por diante.

publicidade

3. Fora da Espanha

Em 2008, a Campus Party, pela primeira vez, teve uma edição fora da Espanha. Foi aqui no Brasil, de 11 a 17 de fevereiro, no prédio da Bienal do Ibirapuera, na zona sul de São Paulo. Vieram para o encontro 3,3 mil participantes (os chamados campuseiros) de mais de 18 países. 

publicidade

4. A corrida pelas mesas

Os campuseiros são divididos em comunidades com base em seus interesses. Cada comunidade ocupa uma mesa, mas elas não são reservadas pela organização. É por isso que, na abertura, o pessoal corre para garantir uma delas e colocar ali seus objetos para guardá-la: vale bandeira, placa de “reservado” e outros itens que ajudem a marcar território.

5. Muito além dos computadores

Nem só de computadores vive a Campus Party: muita gente vai para o encontro para praticar suas habilidades nos jogos de tabuleiro e até para expor sua destreza em trabalhos manuais. É comum encontrar campuseiros jogando pinball, pebolim e similares.

6. Pijamas são comuns

Muitos participantes da Campus Party vêm de outras localidades. Como o evento dura cinco dias, eles precisam dormir no local. Para tornar tudo mais animado, eles fazem até festinhas. Por isso, em diferentes horários é comum encontrar gente passeando pelo pavilhão de pijama.

7. Vitrine para startups

Muitas startups têm na Campus Party sua plataforma de lançamento. Todos os anos, o local é palco para o anúncio de produtos que rapidamente ganham visibilidade no mercado. E, a cada ano, aumenta a quantidade de empresas preocupadas com sustentabilidade e acessibilidade.

8. Paixão por casemods

Entre os destaques da Campus Party estão os casemods cada vez mais elaborados. Os aficionados se preparam muito para o encontro e, invariavelmente, trazem novidades todos os anos. Há desde modelos temáticos (Dragon Ball Z, Batman, Homem de Ferro e outros) até aqueles com recortes no gabinete e muita iluminação em led para mostrar os componentes internos.

9. Campus Music

Estre ano, estreia a Campus Music: quem tem uma banda pode se apresentar em um palco da #CPBR12. Podem ser covers, autorais ou instrumentais e a melhor apresentação (a considerar desempenho, técnica, arranjo e originalidade) leva prêmios.

10. Números de 2019

Os números do encontro de 2019 são bastante grandiosos. Nos seis dias de Campus Party, haverá a apresentação de 900 palestrantes e a produção de mil horas de conteúdo. Para isso, a internet vai ter 40Gb/s de velocidade e quem quiser pode ficar ligado 24h por dia.

 

Aliás, você já participou do concurso cultural Olhar Digital-Ford? Se a resposta for não, clique aqui e saiba como concorrer a dois convites para acompanhar todos os dias do evento. 

 

SERVIÇO

Campus Party Brasil 2019 – 12ª edição

Arena: de 12 a 17 de fevereiro

Open Campus: de 13 de a 16 de fevereiro

Ingressos: de R$ 350 a R$ 450

Local: Expo Center Norte – São Paulo

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme