O site alemão Let’s Go Digital descobriu um novo design de celular patenteado pela Xiaomi que aposta em uma tela dobrável nas quatro pontas do smartphone.

O design patenteado pela companhia permitiria implementar displays maiores, renunciando a mecanismos de perfuração, um furo na tela para abrigar a câmera frontal, ou câmera deslizante, que também deixaria a tela livre. Isso significa que a gigante de tecnologia pode recorrer a algum tipo de integração na lente de exibição.

A proposta da Xiaomi é uma novidade diferente de outras marcas, como a Samsung, que embarcaram na tendência de redução e até eliminação de entalhes e bordas.

A empresa chinesa de tecnologia registrou o pedido de patente no Organização Mundial de Propriedade Intelectual (na sigla em inglês, WIPO). O design poderia finalmente alcançar 100% da tela, dando origem a celulares com espaços frontais sem bordas para câmera frontal.

publicidade

O novo design da Xiaomi também tem uma câmera dupla na parte de trás, com um flash LED na lateral, e um conector USB no quadro inferior. Mas não é visto nenhum indício de leitor de impressões digitais ou uma entrada para fones de ouvido. Também não há botões, algo que supera modelos recentes de outras marcas chinesas, como o Vivo APEX 2019 e Meizu Zero.

Embora a aspiração de algumas empresas seja alcançar um celular com displays sem bordas, a ideia não parece ser uma solução muito prática, de acordo com análise feita pelo site Android Authority. Segundo as observações do site, há um grande problema: capas de segurança cobririam partes do próprio display, o que acabaria com o desejo de melhorar a estética dos celulares e, se o usuário deixar o dispositivo sem proteção, ele teria mais chances de quebrar.