Todos usuários da internet já viveram a situação de ter um anúncio perseguindo-o por todos os lados. Você pode só ter pesquisado uma vez sobre ‘bicicletas ergométricas’, mas aquele objeto vai seguir te rastreando, até que você encontre um novo interesse- ou, até mesmo, além disso. Para evitar tais situações, os desenvolvedores do Firefox criaram uma ferramenta chamada “TrackThis”, para ajudar aos usuários a escaparem da perseguição.

Como ela funciona? A extensão do Firefox tenta confundir os anunciantes, abrindo 100 abas completamente absurdas e aleatórias e criando um alter ego online do usuário. Óbvio que se você utiliza bloqueadores de anúncio ou gosta de ver propagandas do seu interesse, essa ferramenta não é pra você.

Graças aos cookies, os websites guardam alguns dados sobre você para, em teoria, oferecer uma experiência melhor, por exemplo armazenando produtos no carrinho de compra, mesmo se você não tiver uma conta. Porém, essas informações são trocadas, e, assim, chegam nas mãos dos anunciantes, que podem tornar as propagandas mais segmentadas.

Recomendações

publicidade

Digamos que você ache que essa extensão seja a solução para os seus problemas. Então, neste caso, seus criadores fazem algumas recomendações de uso. Primeiramente, eles pedem que, antes de testar a ferramenta, você salve seus trabalhos e limpe as abas, considerando que 100 novas delas serão abertas e podem sobrecarregar o navegador.

A web oferece quatro perfis falsos para você escolher: “Hyperbeast” (como as pessoas do “Quanto custa o Outfit”), “Filthy Rich” (podre de rico), “Doomsday” (Apocalipíticos) e “Influencer”. Se você conseguiu ter uma idéia de como isso vai funcionar, esses claramente não são perfis de pessoas comuns.

Reprodução

Depois de escolher quem você quer ser, confirme que está pronto e espere a loucura de abertura de abas começar. Se você for fazer isto pelo Google Chrome, lembre-se de permitir pop-ups.

Quando o caos de abertura de abas terminar, feche todas as guias e observe como, de um momento para o outro, os anúncios que você vê começam a mudar.

Os desenvolvedores do Firefox explicam que seus anúncios provavelmente serão afetados apenas por alguns dias, considerando o avanço dos rastreadores modernos. Em um ponto, eles, provavelmente, refletirão seus verdadeiros hábitos de navegação , mas você sempre poderá repetir o experimento.

Não precisamos dizer que se você tem um computador com poucos recursos, melhor nem tentar, já que ele exige um nível alto de memória de RAM e pode deixar seu PC BEM lento. 

Via: Genbeta