Brasileiros interessados em criar uma rede Wi-Fi mesh em sua casa ganharam mais uma opção nesta quarta-feira, 10. A D-Link trouxe ao país o kit Covr, que é composto por três roteadores que trabalham em conjunto para ampliar a cobertura da rede sem fio na sua casa.

Se você nunca ouviu falar de redes mesh, é um conceito bem simples. Você espalha os pontos de acesso pela casa e eles se comunicam de forma automática, criando uma rede uniforme. Se você está usando um celular e começa a se movimentar pelo ambiente, o sistema é inteligente o bastante para detectar qual é o roteador mais perto de você para conectá-lo de forma automática. Na prática, funcionam como repetidores de sinal, mas de uma forma mais inteligente e eficiente.

O Covr da D-Link promete velocidades de acesso de até 1,2 Gbps, sendo que essa velocidade está dividida em dois canais: um de 2,4 GHz com velocidade de até 300 Mbps e 866 Mbps na frequência de 5 GHz. Cada unidade do Covr também vem com duas portas de Ethernet e suporte ao padrão 802.11ac do Wi-Fi (que passará a se chamar Wi-Fi 5 com o novo esquema de nomes proposto pela Wi-Fi Alliance).

Segundo a D-Link, o kit padrão do Covr, com as três unidades, é o suficiente para cobrir uma área de 450 metros quadrados, o que é bem mais do que uma residência comum. Teoricamente, isso eliminaria o problema de falhas de sinal se os dispositivos forem espalhados de forma inteligente pela casa.

publicidade

O problema é que um sistema desse tipo não é barato. O preço sugerido pela D-Link é de R$ 1.600 pelo kit com três unidades, o que é, infelizmente o padrão para esse tipo de produto no mercado brasileiro, sendo também o preço de lançamento do kit Deco M5 da TP-Link. O produto será comercializado por aqui a partir de janeiro de 2019.

-> Aprenda a descobrir a senha da sua rede Wi-Fi pelo PC ou celular!