O primeiro passo de aprender a programar não é aprender uma linguagem, mas sim entender um pouco da lógica de programação, que permitirá entender melhor como organizar os pensamentos antes de digitá-los em qualquer linguagem. É isso que pretende ensinar um curso gratuito e totalmente online vinculado à Universidade Federal do ABC.

O curso foi idealizado como parte da disciplina de Processamento da Informação da UFABC como parte de um projeto de mestrado. Não há qualquer custo para inscrição, e não é exigida experiência prévia de programação para realização do curso.

O único requisito é ter um computador com acesso à internet para acesso ao material e às videoaulas. São 100 vagas abertas, e as inscrições vão até o dia 29 de maio.

O curso será ministrado entre os dias 3 e 28 de junho, com duração de 4 semanas. Ao final, será emitido um certificado em nome do Projeto Aprenda a Programar aos alunos que concluírem as atividades com ao menos 70% de sucesso.

publicidade

Em contato com Olhar Digital, o mestrando Eduardo Cruz explica que o projeto utilizará inteligência artificial e aprendizado de máquina para análise de dados dos alunos. Isso servirá para avaliar se os índices metacognitivos melhoram o desempenho dos alunos. A técnica também servirá para tentar prever possíveis casos de abandono antes que eles acontecem. Ele também explica que o curso seguirá os mesmos moldes de uma disciplina ministrada na Universidade, e foi projetado sem envolver nenhum centavo de recursos públicos.

Para conferir mais informações e realizar a inscrição, visite o site do Projeto Aprender a Programar neste link.