Operadoras da Coreia do Sul se reuniram no último fim de semana para lançar a primeira rede comercial de 5G da região. A quinta geração da internet móvel estreou no país asiático ainda com severas restrições e promessas de avanço para o mundo todo.

Participaram do lançamento as provedoras SK Telecom, KT e LG Uplus. A primeira chegou a fazer uma demonstração da tecnologia de internet 5G usando um protótipo de smartphone da Samsung com suporte à rede numa série de chamadas de vídeo ao vivo.

publicidade

No entanto, o 5G que estreou esta semana na Coreia está longe de ser acessível pela maioria dos usuários. A princípio, a rede será exclusiva para clientes corporativos dessas operadoras e não será usada para conectar smartphones, mas outras máquinas.

Robôs nas fábricas das empresas que são clientes das operadoras, por exemplo, poderão se beneficiar do 5G para transmitir e receber dados mais rapidamente. Servidores e outros equipamentos projetados especialmente para a nova rede também serão usados.

publicidade

Mas como ainda não existem smartphones com suporte ativo ao 5G no mundo, a rede que foi inaugurada na Coreia não será acessível por clientes comuns, como explicou o jornal Korea Herald, pelo menos por enquanto. Isto só deve acontecer em 2019.

A coreana Samsung aproveitou o lançamento do 5G no seu país de origem para confirmar informações que circulam na imprensa há tempos de que seu primeiro celular com suporte à nova rede móvel chegará em 2019. E já deu uma previsão um pouco mais concreta.

publicidade

Segundo o The Verge, o primeiro smartphone da Samsung com 5G deve ser lançado nos Estados Unidos ainda no primeiro semestre do ano que vem, em parceria com a operadora local Verizon. Suspeita-se que o aparelho em questão seja o vindouro Galaxy S10.

Outras empresas, como a Motorola e a Xiaomi, já lançaram smartphones com a promessa de suporte ao 5G por meio de um upgrade em 2019. Já a LG e a Huawei dizem que estão trabalhando em seus respectivos smartphones com essa tecnologia. A Apple não deve ter um iPhone 5G antes de 2020.