As câmeras mirrorless (câmeras compactas que apresentam lentes intercambiáveis) estão ficando progressivamente mais avançadas do ponto de vista técnico. Algumas empresas estão substituindo os botões simples e rotatórios por telas grandes sensíveis ao toque e até mesmo integrando famosos softwares de edição de imagem como o Adobe Lightroom. Indo por esse caminho, a Yongnuo YN450, da empresa chinesa Youngnuo, parece ter seguido a lógica de instalar softwares e fez mais do que isso: ela vem de fábrica com o Android Nougat.

Uma câmera com sistema Android não é estranha, afinal,muitos se lembram da Samsung Galaxy Câmera, de 2013. Mas este modelo oferece uma rede de comunicação 3G / 4G  com todas as bandas de frequências, bem como Wi-Fi e processador Qualcomm de oito núcleos. Vem com 3GB de memória RAM e 32 GB de armazenamento interno – expansível para mais 32 GB por meio de cartão micro SD. A bateria tem 4.000 mAh de capacidade e, em cima do display, traz uma câmera de selfie de 8 MP.

publicidade

Reprodução

Mas antes de esperar por um substituto da Galaxy Câmera, ainda há algumas questões para serem respondidas. Não está claro se a YN450 vai poder baixar apps da Play Store ou se ela usa o Android apenas como plataforma de gerenciamento, por exemplo. Preço, data de lançamento e disponibilidade nos EUA também não estão listados.

publicidade

O nome da câmera também não é oficial; a empresa lançou um concurso em sua fanpage para chegar a um nome melhor do que YN450. Bom, essa parece ser a parte mais fácil. Tomara que, junto com as lentes Canon, a Youngnuo coloque um software de câmera que eleve exponencialmente o nicho de câmeras com Android iniciada pela Samsung.

Ela é compatível com lentes EF, da Canon, usa sensor quatro terços (tamanho do sensor) e traz uma tela touch de 5 polegadas. A resolução máxima é de 16 megapixels, também tem o modo RAW como outros concorrentes e faz vídeos em 4K a 30 frames por segundo. Sim, dá para ser feliz com ela. 

publicidade