Uma nova série chega à Neflix essa semana. De origem francesa, Osmosis, bebe da mesma fonte de inspiração usada por Black Mirror: a tecnologia e seus efeitos nem sempre positivos sobre a vida das pessoas. Só que na trama francesa, tudo gira em torno da criação de um aplicativo de relacionamentos – um Tinder “turbinado”.

A escolha da “alma gêmea” é feita coletando dados do cérebro das pessoas, mas encontrar o amor verdadeiro tem um preço. Ao contrário da série de Black Mirror, criada por Charlie Brooker, que adora nos angustiar ao mostrar como a tecnologia está corrompendo a humanidade, Osmosis vai mais na direção de como ela pode ajudar as pessoas.

publicidade

O trailer da série inclui perguntas provocantes e ameaçadoras que parecem ser de Black Mirror, como: “Se a ciência pudesse garantir amor verdadeiro, você diria sim?”. Ao longo da trama de oito episódios, a série acompanha como os irmãos Paul (Hugo Becker) e Esther (Agathe Bonitzer) exploram a tecnologia para criar um experimento em forma de aplicativo chamado “Osmosis”, que se propõe a decodificar o amor e encontrar a alma gêmea do usuário.

Antes mesmo de sua estreia, a produção já recebeu muitas associações com o episódio “Hang the DJ”, da quarta temporada de “Black Mirror”, que também aborda a questão de um app de namoro, mas que estabelece a data de validade da relação. Entretanto, a série francesa não chega a possuir os elementos de terror tecnológico e tão distantes da realidade, como é marca de Black Mirror.

publicidade

A trama de Osmosis sugere que as pessoas não se encaixam tão bem no algoritmo de Paul. Ele pode achar que a capacidade de encontrar uma alma gêmea transformará a humanidade irrevogavelmente, mas sua irmã discorda. Esther, é uma gênia da tecnologia que está por trás da invenção, mas seu principal objetivo não é encontrar um grande amor e sim tentar trazer a mãe, que se encontra em estado vegetal há 3 anos, de volta.

Os participantes do projeto seguem desde uma menina considerada fora dos padrões de peso até um garoto que é viciado em sexo. Mas existe o preço a se pagar para obter um algoritmo, e ele é revelado ao longo dos episódios, afinal, essa tecnologia entra na psique humana e revela até os segredos mais bem guardados.

publicidade

Todos os oito episódios de lançamento de Osmose estarão disponíveis na Netflix na sexta-feira, 29 de março.

 

publicidade

Confira o trailer: