Em apenas algumas semanas a Apple lançará o novo iOS 13, a versão do seu popular software para iPhone, juntamente com novos iPhones e uma nova versão para iPad, o iPadOS. E segundo análise do TechCrunch, foi percebido que novos recursos de segurança e privacidade são o verdadeiro foco do software neste ano.

Dentre as grandes mudanças, você começará a ver lembretes sobre aplicativos que rastreiam periodicamente sua localização. O sistema informará quantas vezes um aplicativo rastreou o local em que você esteve em um período recente, junto com um pequeno mapa com todos os pontos marcados. A partir desta tela, você pode “sempre permitir” que o aplicativo rastreie sua localização ou tenha a opção de limitar o rastreamento.

Reprodução

Você também pode conceder a um app acesso à sua localização apenas uma vez. Anteriormente, havia “sempre”, “nunca” ou “durante o uso”, o que significa que um aplicativo poderia coletar seu local em tempo real enquanto você o usa. Agora você tem a opção de “durante o uso”, “permitir uma vez” e “nunca”, ou seja, a nova opção garante que ele use a localização apenas daquela vez.

publicidade

 Reprodução

Já os aplicativos que desejam acessar o Bluetooth também solicitarão seu consentimento. “Beacons” bluetooth estão em toda parte – de lojas a shoppings -, e podem capturar o identificador exclusivo de Bluetooth do seu dispositivo e rastrear sua localização física entre locais, criando uma imagem de onde você está e do que você faz – geralmente com fins de segmentar anúncios. Bloquear conexões Bluetooth de aplicativos que claramente não precisam disso ajudará a proteger sua privacidade.

Reprodução

Outro recurso que recebe atualizações é o Find My iPhone, que passa a se chamar FInd My, e que agora vem com o rastreamento off-line. Agora, ele é capaz de transmitir sua localização de forma segura via Bluetooth, usando outros iPhones e aparelhos da Apple como “intermediários” para que as informações cheguem aos servidores da empresa, mesmo que seu aparelho não tenha conexão nenhuma à internet. Os dados de localização são codificados criptograficamente e anonimizados para impedir que qualquer pessoa que não seja o proprietário do dispositivo – incluindo a Apple – rastreie aparelhos perdidos.

Reprodução

Outra área que a Apple está tentando mudar é a dos contatos. Os apps precisam solicitar sua permissão para poder acessar seus contatos. Mas, ao fazer isso, eles também puderam acessar as anotações pessoais que você escreveu em cada contato, como, por exemplo, o código de alarme inicial ou um número PIN do telefone. Agora, os aplicativos não poderão mais ver o que está em cada campo de “anotações” nos contatos de um usuário.

Reprodução

Este é um dos recursos que já foi brevemente falado, a nova opção de login da Apple permite que os usuários façam login em aplicativos e serviços com apenas um toque e sem precisar entregar informações confidenciais ou particulares. Qualquer aplicativo que exija uma opção de login deve usar o Login com a Apple como uma opção.

Reprodução

Você também pode silenciar chamadas de desconhecidos. Está é uma maneira de reduzir o spam: o iOS 13 permite que você envie chamadas desconhecidas diretamente para o correio de voz.

Reprodução

E por fim, o Safari obtém recursos anti-rastreamento. O iOS 13 tem a tecnologia de rastreamento de sites cruzados ativada por padrão para que os usuários fiquem protegidos desde o início.

Reprodução 

Via: TechCrunch