Depois de alguns trailers, os fãs de Pokémon estão esperando de forma eufórica pelo lançamento do filme Detetive Pikachu, que tem sua estreia no Brasil marcada para hoje, dia 9 de maio de 2019. Na história, Tim Goodman é um ex-treinador de pokémons, que encontra um Pikachu capaz de falar e, junto a ele, tem que desvendar uma trama que ameaça ao seu mundo.

Aqui no Brasil, por sua vez, o Pokémon ficou bastante conhecido graças ao seu desenho e aos jogos, que começaram no Gamboy. Se você está empolgado para ver o filme do Detetive Pikachu, não deixe de conferir este guia que traz alguns dos principais jogos do Pokémon.

Pokémon Green, Blue e Red

Estes primeiros jogos do Pokémon tiveram começo no portátil Game Boy, ainda com gráficos monocromáticos. A versão Green acompanha praticamente a mesma saga vista na primeira geração do desenho e não chegou a ser lançada fora do Japão.

publicidade

Já o Pokémon Blue e Red, na verdade, é a mesma versão Green, mas reprogramada para um lançamento ocidental. A sua maior diferença ficava para os Pokémons diferentes, sendo que, para capturar os 150 bichinhos, você precisaria fazer uso do Cable-link para trocar pokémons capturados com os seus amigos.

Pokémon Yellow

Outro jogo de sucesso do desenho para o Game Boy foi o Pokémon Yellow, que desta vez já era colorido e requeria um Game Boy Color para ser jogado. Nele, a história é praticamente a mesma vista no Pokémon Blue e Red, mas ele era ainda mais fiel ao desenho.

Por exemplo, ao começar um jogo, ao invés de escolher entre um Charmander, Bulbassauro ou Squirtle, você começava com o Pikachu. E, durante o jogo, assim como no desenho, você tinha a possibilidade de recrutar os outros pokémons iniciais, tal como o Ash. É claro, aqui o seu Pikachu também não gosta de pokebolas.

Pokémon Gold e Silver

Seguindo a mesma tendência da série Blue e Red, estes jogos lançados para o Game Boy Color também reproduziam a experiência do desenho. A diferença, é claro, ficava para as cidades visitadas e os bichinhos da segunda geração.

Pokémon Stadium, Snap e outros jogos do N64

Após o sucesso inicial do Pokémon na Nintendo, era inevitável que o jogo acabasse chegando a outro videogame da empresa. Aqui, diferente do portátil, os jogos não eram muito focados no RPG, mas eram bem divertidos.

Em Pokémon Snap, por exemplo, você fica no papel de um fotógrafo e deve tirar as melhores fotos possíveis para serem entregues ao Prof. Carvalho. De acordo com a sua pontuação, era possível destravar extras do jogo, como novos recursos.

Já no Pokémon Stadium, que teve dois jogos para Nintendo 64, a experiência era um pouco mais parecida com o que foi visto nos jogos do Game Boy, que inclusive deixava usar os bichinhos capturados no. O seu grande foco, como sugere o nome, eram para as batalhas pokémons.

Outros jogos do Nintendo 64 também foram o Pokémon Puzzle League (uma espécie de Tetris) e o Hey You Pikachu. Este último, infelizmente, não fez tanto sucesso no Brasil quanto os outros jogos da franquia por requerer dispositivo diferente para ser jogado, o que encarecia bastante o seu preço.

Remakes e demais jogos oficiais do Pokémon

Além destes jogos acima que fizeram bastante sucesso por aqui, o Pokémon ainda teve outros games interessantes. Um dos mais inesperados, por exemplo, foi o Pokémon Pinball, que como você deve imaginar, trazia máquinas com temas do desenho e os bichinhos famosos. Uma combinação estranha, mas que deu certo no Game Boy Color e Advance.

Já as séries Red, Blue, Gold e Yellow tiveram remakes feitos em diversas plataformas como no Game Boy Advance e Nintendo DS. Entretanto, o caso de sucesso mais recente, foi no Pokémon Let’s Go, que é um remake para o Switch com os bichinhos da primeira geração.

Outros jogos do Pokémon que também não podem ser esquecidos ficam para o Pokémon TCG, que de forma similar ao Magic ou Yu-Gi-Oh, por exemplo, colocam os bichinhos da franquia em batalhas de cartas. E, é claro, o Pokémon Go, que trazem os bichinhos no Android e iPhone com realidade virtual aumentada e é um grande sucesso.

Por fim, no que diz respeito a jogos oficiais, é claro que a Nintendo também possui outros jogos para as demais gerações de bichinhos. O último deles é o Pokémon Ultra Sun e Moon, que saiu para o Nintendo 3DS.

Jogos não oficiais

Além de todos estes jogos da Nintendo, fãs do Pokémon também criaram alguns games que fazem sucesso no computador. O Pokémon 3D, por exemplo, é uma verdadeira homenagem a todos os jogos vistos nos portáteis do gênero RPG. Além de recriá-los com esta perspectiva, o desenvolvedor quer deixar toda a geração de bichinhos em um mesmo game.

Outra mistura não convencional, mas que deu certo é o otPokémon, que mistura Tibia com Pokémon. Aqui, o jogo é um mod do famoso MMORPG, mas que adiciona as criaturas e outros recursos onde tudo é sobre Pokémon. A ideia parece estranha, mas na prática acaba sendo bem divertida e repleta de desafios.