A Microsoft abriu nesta segunda-feira, 6, a Build, sua conferência anual com desenvolvedores. O evento trouxe uma série de novidades que poderão ser conferidas em um futuro próximo nas plataformas da empresa, embora muitas delas não sejam direcionadas especificamente para o usuário comum.

Veja o que a Microsoft apresentou de novo no primeiro dia da Build:

Um Minecraft em realidade aumentada

A Microsoft deu apenas um pequeno teaser dessa novidade nos minutos finais da apresentação de Satya Nadella, com um anúncio mais concreto marcado para o dia 17 de maio, quando o jogo completa 10 anos de seu lançamento.

publicidade

O vídeo não mostra muita coisa além de personagens e blocos de Minecraft que podem ser vistos sobre o mundo real por meio da tela do celular, como acontece, por exemplo, com Pokémon Go. Considerando a força que Minecraft tem, especialmente entre o público jovem, será interessante observar se a Microsoft conseguirá replicar o sucesso da franquia japonesa.

Edge de cara nova

A Microsoft já havia anunciado há meses a transição do navegador Edge, sucessor espiritual do Internet Explorer, para o Chromium, o projeto de código-aberto que também serve de base para o Google Chrome, Opera e vários outros browsers. A empresa apresentou a ocasião para dar mais detalhes sobre o que esperar do novo Edge.

Primeiro: o Edge contará com um “modo Internet Explorer”. Apesar de isso parecer insanidade para usuários comuns, infelizmente empresas ainda possuem aplicativos que somente funcionam no IE, e a Microsoft não pode simplesmente abandonar seu browser antigo por questão de compatibilidade.

Na sequência, a Microsoft também revelou uma nova central de privacidade no Edge, com diferentes níveis de permissões para o usuário definir limites para rastreamento por cookies e anúncios personalizados. A empresa alerta que a permissão mais restrita pode chegar a quebrar alguns sites, mas até o nível mais frouxo bloqueará alguns dos rastreadores malignos mais conhecidos.

Por fim, o Edge também ganhará uma função chamada Collections, que visa salvar páginas inteiras ou apenas parte delas de organizá-las de forma inteligente. Por exemplo: salvar itens em uma coleção para fazer uma lista de compras, exportar para o Excel e organizar a lista por preços.

Para completar, a empresa também revelou que está preparando uma versão do Edge para o MacOS.

Novo aplicativo de linhas de comando

Uma novidade que talvez seja completamente ignorada pelo público comum mas que pode fazer bastante diferença na vida de desenvolvedores é o Windows Terminal, um novo aplicativo de linhas de comando para o Windows.

O objetivo da Microsoft é que o Terminal seja uma central para acessar ambientes como o PowerShell, Cmd e o WSL (Subsistema Windows para Linux). Ele conta com um sistema de abas para que não seja necessário ter múltiplas janelas abertas simultaneamente, permitindo melhor organização. Além disso, ele também terá suporte a emojis e renderização de texto pela GPU.

Reprodução

Cortana para negócios

Quem acompanha os passos da Microsoft há algum tempo já deve ter percebido que a assistente Cortana mudou de foco. Se originalmente a ideia era competir com Google Assistente, Siri e Alexa, hoje sua proposta é cooperar com essas ferramentas, e agora a Microsoft apresentou um novo objetivo para sua inteligência artificial: interações conversacionais focadas no mercado corporativo.

A Microsoft demonstrou novas capacidades de interação por voz que estão chegando à sua assistente, permitindo a organização de reuniões e lembretes de forma mais proativa, com base em uma visão de futuro na qual cada empresa teria sua própria inteligência artificial como tem seu site, de forma que elas poderão funcionar em conjunto para realizar tarefas e agendamentos.