A Microsoft liberou uma grande atualização para o Windows 10 nesta semana, e junto de novidades (e alguns erros), o update de maio também fez com que alguns recursos fossem eliminados do sistema operacional.

Abaixo está a lista das funções que foram totalmente removidas ou oficialmente abandonadas e deixarão de ser atualizadas pela Microsoft a partir da atualização de maio de 2019:

Removidos:

Driver do display baseado em XDDM – A partir desta versão, os serviços de Área de Trabalho Remota usam o sistema Windows Display Driver Model (WDDM), baseado indiretamente no Driver Display, para uma sessão única de uso do computador remotamente. O suporte para o Display Driver do Windows 2000 (XDDM) será removido em um lançamento futuro. Produtores de softwares que usam sistemas baseados em XDDM devem se planejar para migrar seus produtos para o WDDM.

publicidade

O aplicativo de mensagens da área de trabalho não oferece sincronização – o aplicativo de mensagens localizado na área de trabalho tem um recurso de sincronização que pode ser usado para visualizar mensagens de texto recebidas por SMS recebidas no Windows Mobile. O recurso foi removido de todos os dispositivos. Devido a essa alteração, você só poderá acessas as mensagens do dispositivo em que ela foi recebida.

Descontinuados:

Configurações da barra de tarefas em rede – a configuração da barra de tarefas do Windows por meio de um perfil de rede não está mais sendo desenvolvido, e a Microsoft planeja desativar o recurso em uma atualização futura.

Wi-Fi Wep e TKIP – nesta versão, uma mensagem de aviso aparecerá ao se conectar a redes Wi-Fi protegidas com WEP ou TKIP, que não são tão seguras quando as que usam criptografia WPA2 ou WPA3. Em uma versão futura, qualquer conexão Wi-Fi deverá ser realizada utilizando criptografia AES, como o WPA2 e o WPA3 fornecem.

Windows To Go – o recurso não está mais sendo desenvolvido e não receberá mais atualizações. Ele também requer um tipo específico de USB que não é mais suportado pela maioria das fabricantes de computadores

Aplicativo Print 3D – A partir de agora, o 3D builder é o aplicativo de impressão de itens 3D recomendado pelo Windows. Para a impressão de objetos em 3D nas novas versões do Windows, os usuários devem instalar o aplicativo diretamente da loja.