No fim de novembro, a sonda InSight da NASA pousou com sucesso na superfície de Marte. Poucas horas depois, ela mandou a primeira imagem capturada no planeta vermelho. Agora chegou a hora de observarmos fotos ainda mais detalhadas do nosso vizinho.

Após a chegada em Marte, a sonda InSight começou a analisar o local de pouso para estudar a melhor posição possível para alguns dos seus instrumentos. Agora que eles começaram a ser instalados, a NASA conseguiu novas imagens da superfície de Marte, que foram divulgadas nesta sexta-feira, 7.

publicidade

“Hoje pudemos ver pela primeira vez nosso ambiente de trabalho,” explicou o cientista Bruce Banerdt, da NASA, citando alguns dos próximos passos. “No começo da próxima semana, vamos tirar fotos com mais detalhes e poderemos criar um mosaico completo”, continuou o pesquisador.

publicidade

Então essas primeiras e belas imagens são apenas o começo, e em breve vamos poder ver imagens ainda mais detalhadas do solo de Marte. E dentro de 30 a 60 dias, quando os instrumentos estiverem totalmente posicionados, a tendência é que não só imagens mais belas sejam capturadas, como também informações precisas de dados como velocidade do vento, temperatura do ar e muito mais.

A missão principal da InSight é a de coletar dados que ajudem a estudar a origem de planetas rochosos – como Marte e também a Terra. Ela deve permanecer no planeta vermelho pelos próximos dois anos.

publicidade

publicidade