No mês passado, a Microsoft removeu a linha de laptops da Huawei de sua loja online, seguindo a ordem de banimento gerada pela guerra comercial entre Estados Unidos e a China. Embora a gigante americana ainda não tenha dito se a Huawei poderá obter mais licenças do Windows para a sua linha, os aparelhos estão começando a retornar às lojas online essa semana.

Os modelos MateBook, MateBook 13 e o MateBook X Pro estão disponíveis novamente, embora o último esteja atualmente listado como “fora de estoque”. O restante está disponível para compra normalmente.

O site The Verge procurou a Microsoft para comentar sobre a retirada da marca chinesa do catálogo. “Avaliamos e vamos continuar a responder às complexidades comerciais, técnicas e regulatórias decorrentes da incorporação da Huawei à Lista de Entidades Regulamentadoras de Administração e Exportação do Departamento de Comércio dos Estados Unidos”, disse um porta-voz da Microsoft à The Verge. “Como resultado, estamos retomando a venda do estoque existente de dispositivos Huawei na Microsoft Store”, completou.

Conhecida como “lista negra”, ela diz respeito às empresas chinesas que os americanos precisam de autorização governamental para fazer negócios. 

publicidade

Quando indagados sobre os planos de continuar a estocar e vender os laptops da Huawei, o representante da companhia respondeu que “a Microsoft está vendendo o estoque existente, em conformidade com a regulamentação atual do EUA”.

Desde então, a Huawei adiou o lançamento de um computador com Windows, que deveria ter sido revelado na CES Asia, semana passada. Neste momento, não é possível saber qual laptop a organização está planejando anunciar, mas os mais recentes lançamentos foram o MateBook 14 e uma atualização do MateBook X Pro Line, no começo do ano na MWC.

Fonte: The Verge