A indústria automobilística está prometendo grandes mudanças na maneira como as pessoas se relacionam com os veículos nos próximos anos, entre essas mudanças estão o avanço dos carros autônomos e o uso de serviços de compartilhamento.

De acordo com o levantamento “Five trends transforming the Automotive Industry”, realizado pela PwC, até 2030, os veículos compartilhados responderão por um terço do tráfego mundial.

Além disso, o tráfego de veículos também deve crescer, sendo que na Europa e nos Estados Unidos, a expectativa é de um crescimento de 23% e 24%, respectivamente, na quilometragem média percorrida por cada indivíduo. Já na China, a expansão esperada é de 183%.

Também é esperado um aumento na quantia de carros elétricos: a expectativa é de que 55% dos veículos produzidos no continente europeu não dependam de combustíveis fósseis.

publicidade

Ainda assim, as frotas europeias e norte-americanas devem cair. Dados mostram que a frota na Europa pode cair de 280 milhões para 200 milhões de carros, enquanto nos Estados Unidos a quantia deve passar de 270 milhões para 212 milhões de veículos. O mercado chinês, por outro lado, registrará alta, com um crescimento de 180 milhões para 280 milhões até 2030.