Ao acessar um site na internet, a sua conexão precisa passar por um servidor de DNS, que é o responsável por interpretar os endereços digitados para acessar o IP que os representa. Na internet, existem diversos servidores de DNS e, a escolha do servidor certo para a sua conexão pode trazer alguns benefícios.

Para ajudar a saber qual o melhor DNS para a sua conexão, o Google possui uma ferramenta chamada Namebench. A seguir, veja como descobrir o DNS mais rápido para a sua conexão utilizando uma ferramenta oficial do Google:

  1. Realize o download da ferramenta que está neste link;
  2. Execute o arquivo baixado;
  3. Na tela que aparece, clique em “Extract” e aguarde o Namebench ser aberto automaticamente;
  4. Na parte “Nameservers”, adicione os IPs: 1.1.1.1 e 1.0.0.1. Caso eles já estejam na lista, não é necessário alterá-los;

    Reprodução

  5. Em “Your Location” deixe como “Other”, já em “Health Check Performance” deixe como “Fast” e em “Query Data Source”, selecione o seu navegador principal. Clique em “Start Benchmark”;

    Reprodução

  6. Aguarde o teste ser realizado. Ele pode levar alguns minutos para ser concluído.

Ao fim do processo, você terá o seu navegador aberto com algumas informações importantes do teste. Veja na imagem abaixo que em nosso caso ele sugeriu a utilização do DNS X e fornece os seus endereços logo ao lado.

Reprodução

publicidade

Com estes endereços do servidor de DNS em mãos, é necessário realizar a configuração do DNS no computador. Para isto, siga estes passos:

  1. Aperte as teclas “Win + I” e entre em “Rede e internet”;

    Reprodução

  2. Clique em “Central de rede e compartilhamento”;

    Reprodução

  3. Dê um clique no nome de sua conexão;

    Reprodução

  4. Entre em “Propriedades”;

    Reprodução

  5. Dê um clique duplo em “Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4)”;

    Reprodução

  6. Entre com os IPs que o teste do Google forneceu e aplique a configuração.

    Reprodução

Pronto! Agora, caso deseje, é recomendado reiniciar o computador e a sua conexão com a internet já estará com o melhor DNS possível configurado.

-> Google: história, curiosidades e tudo que você precisa saber sobre o buscador!