A Claro recebeu, nesta segunda-feira (9), o aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para adquirir a Nextel Holdings. Isso quer dizer que a mexicana América Móvil, controladora da Claro, comprará os 70% da Nextel da NII International Holdings e os 30% da AI Brazil Holdings por R$ 3,47 bilhões. Assim, se tornará a única detentora do capital social da Nextel.

Em relatório, o Cade destaca que a Nextel é uma operadora “eminentemente regional”, com baixa participação de mercado. A aquisição pode, inclusive, trazer um respiro aos cofres da operadora, que sofre com a falta de dinheiro e poderia ser prejudicada sem a fusão.

publicidade

Além disso, o órgão destaca que as concorrentes “têm capacidade de absorver uma eventual demanda desviada em virtude de qualquer tentativa de poder de mercado”. O texto também cita que as operadoras concorrentes não serão lesadas e ainda terão condições de competir em termos de preços. 

A aquisição foi anunciada em março e está alinhada com o projeto da Claro, que consiste, segundo parecer do Cade, em ampliar a capacidade para atender à crescente demanda pelo consumo de dados móveis. A operação ainda está sujeita à aprovação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

publicidade

Fonte: Reuters, Tecnoblog