Cientistas criaram um projeto perfeitamente viável para construir o Spaceline, uma espécie de elevador para ligar a Terra à Lua.

Em um artigo publicado no fim de agosto, os astrofísicos Zephyr Penoyre e Emily Sandson, da Universidade de Cambridge e Columbia, respectivamente, descrevem o método que eles pretendem que seja utilizado para a construção de um cabo de 322 mil quilômetros de comprimento preso à Lua.

Para uma reportagem do Observer, Penoyre falou sobre a ideia de construir um elevador para a Lua. Segundo ele, o custo de produção seria baixo, e pode ser estimado como “dentro do capricho de um milionário particularmente motivado”.

Uma vez construído, o transporte operaria usando energia solar. A ideia é poder transportar suprimentos – e até pessoas – por uma fração do valor da decolagem de uma missão espacial atual. Isso sem mencionar as dificuldades de conseguir uma aterrissagem perfeita na Lua usando uma espaçonave.

Considerando os planos do governo dos EUA de instalar-se na Lua para começar a organizar missões tripuladas para Marte, é provável que as rotas de transporte entre a Terra e seu satélite em breve se tornem lotadas e muito lucrativas.

A ideia do elevador para a Lua não é necessariamente nova, é uma velha teoria baseada em conceitos de ficção científica. Originalmente, envolvia amarrar um cabo feito de nanofibras a um contrapeso no centro gravitacional da Terra e depois esticá-lo até a Lua.

Penoyre e Sandson acreditam que isso não funcionaria com a tecnologia de hoje. Como eles descrevem em seu estudo, simplesmente não é possível construir um cabo que seja forte o suficiente para suportar a gravidade da Terra.

Por esse motivo, o estudo dos dois astrofísicos propôs que um cabo fosse amarrado à superfície da Lua e flutuasse na órbita geoestacionária ao redor da Terra como se fosse um prumo, aguardando para que astronautas se prendam a ela. Em vez de serem lançados completamente para fora da órbita, os astronautas devem atingir a ponta do Spaceline para iniciar seu transporte.

Via: The Next Web