Na segunda-feira, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Tel Aviv revelou um coração feito das células e do material biológico do próprio paciente, que foi construído a partir de uma impressora 3D. O avanço foi publicado na revista Advanced Science, e conseguiu produzir um coração inteiro, com células, vasos sanguíneos, ventrículos e câmaras – uma melhoria significativa em relação às tentativas anteriores que apenas imprimiam tecidos simples sem vasos.

“Esta é a primeira vez que alguém em qualquer lugar conseguiu projetar e imprimir um coração inteiro repleto de células, vasos sanguíneos, ventrículos e câmaras”, disse o professor Tal Dvir, que comandou a equipe. “As pessoas conseguiram imprimir em 3D a estrutura de um coração no passado, mas não com células ou vasos sanguíneos”.

O processo de criação do coração começou com uma biópsia e retirada de tecido adiposo do paciente. O material celular dos tecidos foi usado como “tinta” para o trabalho de impressão e isso permitiu aos pesquisadores criar modelos complexos de tecidos, incluindo adesivos cardíacos e o coração inteiro. Deve-se notar que o coração não é muito grande – é apenas do tamanho do coração de um coelho. Entretanto, a tecnologia que o tornou possível poderia eventualmente levar à produção de um órgão de tamanho humano.

O próximo passo, segundo a equipe, é ensinar os corações a operar em humanos, mas primeiro, eles irão transplantá-los em animais e posteriormente em pessoas. A esperança é que dentro de “10 anos, haverá impressores de órgãos nos melhores hospitais do mundo, e esses procedimentos serão conduzidos rotineiramente”, disse Dvir. Essa seria uma boa solução para diminuir as filas por transplantes, que hoje podem demorar anos de espera.

Via: Engadget