Muitos filmes de ficção científica mostram os hologramas como uma tecnologia comum do dia a dia no futuro, principalmente na comunicação entre as pessoas. Porém, até agora, os hologramas da vida real não passavam de projeções que só podiam ser vistas corretamente de um único ângulo.

Mas isto está para mudar. Conforme relata o Gizmodo, pesquisadores da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, desenvolveram uma técnica para criar hologramas tridimensionais.

publicidade

O sistema batizado de OTD (Optical Trap Display) é um dispositivo que usa uma pequena partícula opaca suspensa no ar e um feixe de laser para criar a imagem. Enquanto a partícula se move rapidamente no formato do objeto, ela é iluminada com luzes vermelhas, verdes e azuis. Dessa forma, cria uma imagem holográfica sólida.

Confira o vídeo:

publicidade

 

publicidade

As imagens volumétricas já são conhecidas pela ciência, mas os pesquisadores afirmam que, ao contrário dos demais dispositivos de holografia 3D, o OTD é o primeiro a gerar imagens que flutuam livremente. A tecnologia já existente depende de um espaço projetado especialmente para o holograma, além de depender de um sistema muito elaborado.

O dispositivo ainda possui algumas limitações, como o tamanho das imagens, que são menores que uma unha; para conseguir criar imagens maiores, os pesquisadores precisam descobrir como manipular mais de uma partícula ao mesmo tempo. Além disso, ainda existe um problema relacionado a captura em vídeo ou foto das imagens holográficas – a taxa de quadros do vídeo faz com que a imagem pareça estar cintilando, mas a olho nu a imagem parece sólida.