Pesquisadores da Universidade de Waterloo, no Canadá, desenvolveram uma inteligência artificial que pode salvar vidas no trânsito. Capaz de identificar a movimentação do motorista, o computador pode emitir alertas ao perceber que o condutor envia mensagens no telefone. Assim, seria possível diminuir o número de acidentes causados por distrações ao volante.

A pesquisa desenvolvida pela equipe canadense usa câmeras conectadas a um computador para identificar a movimentação dos braços do motorista. Ao identificar gestos incompatíveis com o ato de dirigir, como usar o telefone ou buscar um objeto no banco traseiro, o sistema emite um alarme para alertar o condutor sobre os riscos da ação.

Futuramente, a intenção do time é integrar o sistema de alerta a carros autônomos. A proposta é que os veículos assumam o controle da direção, ainda que por segundos, sempre que detectarem uma distração por parte do motorista. Assim, as chances de o motorista perder a direção seriam reduzidas.

Por enquanto, o estudo busca ainda identificar outras formas de distração dos motoristas para tornar o sistema de alerta mais completo. Os algoritmos são treinados através de técnicas de aprendizado de máquina para identificar as ações perigosas. Uma outra pesquisa, dessa vez da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, indicou que o uso de celular no trânsito pode aumentar em até 400% as chances de acidentes.