Pode parecer fácil realizar o tratamento de água, mas muitas vezes o método habitual de eliminar bactérias traz grandes desperdícios do líquido e apresenta riscos de contaminação por metais pesados. Por isso, cientistas chineses pesquisaram – e encontraram – uma nova forma de esterilizar água potável utilizando luz do sol e um material químico.

Os cientistas usam folhas de nitreto de carbono grafítico, que quando atingido pela luz ultravioleta, gera moléculas chamadas de “espécies reactivas de oxigénio” (ROS, em inglês). Estas moléculas são eficientes para matar bactérias e foi provado que uma certa quantidade delas produzidas desse modo é capaz de esterilizar mais de 2.5 galões de água em uma hora.

O método foi testado com galões infestados por agentes patogênicos e quando atingiu o tempo de 30 minutos, mais de 99.9999% das bactérias foram eliminadas. Muito eficiente e muito mais amigável com o meio ambiente.

Isso porque a forma antiga de tratar água gerava muito desperdício e ainda havia o risco de contaminação por metais pesados. Agora, os cientistas estão otimistas com a nova descoberta. ” A futura aplicação de desifecção por tecnologia de catálise usando a luz solar pode ter um efeito significativo na escassez de água e na falta de energia global”, afirmou Dan Wang, autor dessa pesquisa publicada no jornal Chem

O time responsável acredita que pode atuar em conjunto com algumas partes do já existente processo de purificação da água, como filtragem e nivelação de pH, para conseguir fazer com que menos água seja desperdiçada.

Fonte: BGR