Os físicos da Universidade de Glasgow, na Escócia, conseguiram capturar a primeira imagem do que Einstein chamou de “ação fantasmagórica à distância”. O conceito é a base de toda teoria quântica e mostra como partículas interagem e são capazes de fazer um corpo mobilizar ou afetar outro sem que haja contato físico ou mecânico.

Apesar de parecer algo complexo e dar um ar de ficção científica, essa ação está presente criptografia moderna e computação quântica, e pode ocorrer entre duas partículas, independentemente do tamanho ou distância. O fenômeno também é amplamente conhecido como emaranhamento de Bell, em homenagem ao cientista John Bell formalizou o conceito descrevendo em detalhes uma forte forma de emaranhamento exibindo a característica.

publicidade

Paul-Antoine Moreau, primeiro autor do artigo em que a imagem foi revelada, disse à BBC que a essa era “uma elegante demonstração de uma propriedade fundamental da natureza”. Para capturar a foto incrível a equipe de físicos criou um sistema que explodiu fluxos de fótons emaranhados no que eles descreveram como “objetos não convencionais”.

O experimento realmente envolveu a captura de quatro imagens dos fótons em quatro diferentes transições de fase. 

publicidade

Reprodução

Os cientistas criaram um sistema que disparou uma série de fótons emaranhados, partindo de uma fonte quântica de luz contra objetos “não convencionais”. O resultado foi exibido em materiais de cristal líquido, que mudam a fase (polarizam) os fótons à medida em que eles os atravessam.

publicidade

“Esse resultado abre o caminho para novos sistemas de imagens quânticas … e sugere a promessa de esquemas de informação quântica baseados em variáveis espaciais”, disse um dos físicos da equipe.

Via: BBC

publicidade