ATUALIZAÇÃO: O Google anunciou que está liberando uma atualização que corrigirá os Chromecasts e os Google Homes afetados pelo problema. O update deve chegar a todos os aparelhos dentro de seis horas. É recomendável reiniciar os dispositivos para que eles retomem a normalidade.

O texto original pode ser conferido abaixo:

Se o seu Chromecast parou de funcionar nesta quarta-feira, 27, e você já tentou de tudo e não conseguiu fazê-lo voltar a funcionar, saiba que o problema não é só com você. O Google confirmou que vários usuários estão enfrentando dificuldades para usar o dispositivo.

publicidade

A empresa não emitiu uma explicação sobre o que aconteceu, mas afirmou estar investigando a situação e trabalhando para publicar uma correção e dar uma explicação aos usuários assim que possível. Ainda não há um prazo para que os problemas sejam solucionados.

Uma rápida busca no Twitter mostra que as reclamações de falha no Chromecast são globais, e inclusive há vários brasileiros afirmando serem incapazes de utilizar o dispositivo. A falha faz com que os aplicativos compatíveis não apresentem o ícone do Google Cast, impedindo a transmissão de vídeo. Reiniciar o aparelho, desconectá-lo da fonte de energia e religar o roteador, que são as soluções mais comuns não têm dado resultado.

Não é só o Chromecast que tem sofrido com esse problema. O Google Home, caixa de som conectada do Google, também tem apresentado uma falha similar, com um aviso de que o produto não está configurado.

Assim, por enquanto, não há uma solução. Se você foi afetado pelo problema, só resta torcer para que o Google consiga resolver a situação logo.