Se você usa uma versão antiga do Android, fique ligado. Em breve, o Chrome deverá parar de ser atualizado em breve em cerca de milhões de celulares que usam versões anteriores ao KitKat (4.4)

A descoberta foi feita pelos membros do site XDA Developers, que escavaram a última atualização do Chrome para Android e encontraram algumas linhas de código bastante interessantes, que indicam que os celulares que rodam a versão Jelly Bean (4.1 a 4.3) serão abandonados em algum momento breve.

publicidade

 Reprodução

Isso significa que, nos celulares afetados, o Chrome deixará de ser atualizado. O usuário pode não perceber a mudança imediatamente, já que a tendência é que tudo continue operando normalmente por algum tempo. No longo prazo, contudo, isso significa que os bugs de estabilidade e segurança começarão a se acumular até o momento em que uma das duas coisas acontecerá: ou o navegador deixará de funcionar, ou não será mais recomendável usar o browser.

publicidade

Por afetar apenas versões bastante antigas do Android, a mudança tem um impacto limitado a cerca de 3,2% dos usuários, que é hoje o percentual de usuários presos nas versões 4.1 a 4.3 do sistema. No entanto, o mundo do Android é tão grande, com mais de 2 bilhões de dispositivos ativos segundo informou o próprio Google no ano passado, que a mudança tem o impacto de atingir mais de 60 milhões de pessoas.

Se você é uma das pessoas que ainda usa o Android Jelly Bean ou inferior, vale a pena começar a procurar alternativas ao Chrome ou então procurar um celular novo. Existem opções boas que custam menos de R$ 1.000, como você pode conferir neste link.

publicidade