O Google Chrome pode ganhar em breve uma ferramenta para combater uma prática batizada de “manipulação de histórico”. Trata-se de páginas falsas inseridas durante a navegação do usuário, que podem impedir o retorno para o site anterior. Embora ainda não tenha nenhuma previsão de lançamento, é provável que os testes comecem nas próximas versões.

De acordo com a publicação do 9to5Google, a gigante de buscas tem acompanhado esse problema há pelo menos dois anos. Segundo a empresa, os websites abusivos inserem páginas com propagandas no histórico do navegador do usuário conforme ele navega pelo site. Ao clicar no botão de voltar, o usuário acaba ficando preso na página ou caindo no anúncio, o que “resulta em frustração garantida” nas palavra do Google.

publicidade

Nos códigos descobertos dentro do projeto do Chromium, o Google encontra uma forma de o Chrome saber quando uma entrada no histórico do usuário é legítima. Inicialmente, essas páginas vão ser marcadas sem grande alarde e o Chrome enviará as informações para que as análises da gigante de busca. Com o tempo, o objetivo é que o navegador consiga bloquear esta ação totalmente.

A princípio, o Google vai liberar a ferramenta de forma oculta nas configurações do Chrome com o nome de #enable-skip-redirecting-entries-on-back-forward-ui (“Ativar Ignorar entradas de redirecionamento nos botões de voltar ou avançar”, em tradução livre). É provável que a empresa conduza um período de testes e aprimoramento da ferramenta antes para evitar falsos positivos ao liberá-lo para o público geral.

publicidade

Por enquanto, ainda não há nenhuma previsão oficial para a liberação a ferramenta de bloqueio de “manipulação de históricos”. No entanto, a inserção dos códigos no Chromium indica que o Google pretende testar o recurso já nas próximas versões de desenvolvedor e beta do navegador.