O Google Chrome agora bloqueia a reprodução automática de vídeos e áudio em alguns sites da web. Uma atualização do navegador do Google adicionou um recurso inteligente que promete impedir que a reprodução de um vídeo atrapalhe a navegação do usuário.

O recurso vai lembrar as preferências do usuário em determinados sites para saber se ele quer ou não que o vídeo seja executado.

Ao entrar em um site que toca vídeos automaticamente, o Chrome vai entender que, quando o usuário pausa, desativa o som ou fecha a aba de um site com vídeo em menos de seis segundos, ele não está interessado em assistir vídeos nessa página. Assim, quando ele retornar ao site, a reprodução será bloqueada até que a pessoa tome a iniciativa de dar play no vídeo.

O Google disse ter criado uma lista com mil dos sites mais visitados do mundo para saber em quais existe a maior probabilidade do usuário assistir a um vídeo, que será usada como base para definir quando o vídeo pode e quando não pode ser tocado.

publicidade

Conforme a pessoa acessa mais e mais sites e interage com vídeos em diferentes lugares, o navegador vai guardar as preferências para saber quando deve ou não reproduzir vídeos automaticamente.

A alteração vale para o Chrome 66, que já começou a ser distribuído para os usuários, e o recurso vem ativado por padrão.