O Chrome é mais um navegador a contribuir para um futuro livre de senhas. A recém-liberada versão 67 do browser traz uma série de novidades, mas a principal delas é o suporte ao WebAuthn, um padrão que permite fazer login em sites sem depender de uma palavra-chave.

A função havia sido anunciada em abril e agora já está em funcionamento. O WebAuthn cria mecanismos para que seja possível usar outros métodos de autenticação, como, por exemplo, a utilização de uma chave USB como a YubiKey, ou a verificação biométrica de um dispositivo externo como o seu celular, por exemplo. Ou seja: ao tentar entrar no seu email no PC, em vez de digitar sua senha, você poderia apenas colocar o dedo no sensor de impressões digitais do seu smartphone, que estaria conectado ao computador por Bluetooth, NFC ou até mesmo USB.

publicidade

Para funcionar, no entanto, ele depende da ação dos desenvolvedores, que precisam adaptar seus sites à tecnologia. Com a adesão do Chrome, além do Firefox que já suporta o WebAuthn desde algumas semanas atrás, o incentivo para realizar esse ajuste é maior. A Microsoft também já confirmou que o Edge também terá suporte à plataforma.

Há outros recursos novos na versão 67 do Chrome. O navegador recebeu a Generic Sensor API e a WebXR Device API, que visam simplificar a criação de conteúdo em realidade virtual e realidade aumentada a integração com visores pela web.

publicidade

Uma outra novidade é um seletor de emojis secreto que foi embutido dentro do Chrome.  Para acessá-lo, você precisa ativar o recurso entrando na área de ferramentas experimentais do navegador. Digite “chrome://flags/#enable-emoji-context-menu” (sem as aspas) na barra de endereço e ativar o recurso. Quando ligado, você pode clicar com o botão direito no mouse em uma caixa de texto e selecionar a opção “Emoji” para acessar uma lista de emojis.