A fabricante chinesa de celulares Vivo (não confundir com a operadora brasileira de telefonia de mesmo nome) deve apresentar dentro de algumas semanas algo que é realmente inédito no mercado. A empresa está indicando que pode lançar um celular com a tela ocupando praticamente 100% da parte frontal do smartphone, sem precisar de um entalhe como o iPhone X, e sem abrir mão da câmera frontal.

A empresa marcou um evento de apresentação de um novo celular no dia 12 de junho, com a indicação de que o lançamento “dá continuidade à visão da Vivo para o smartphone conceitual Apex FullView”, que foi um projeto revelado em fevereiro em caráter experimental. A empresa também mostra, em seu primeiro anúncio como patrocinadora oficial da Copa do Mundo, por um breve instante, um celular sem bordas e sem entalhe.

publicidade

Caso você não tenha acompanhado o que é o Apex FullView, trata-se de uma ideia revelada em fevereiro deste ano, na época da MWC. A Vivo demonstrou um celular ainda conceitual, sem planos de lança-lo no curto prazo, no qual a câmera é um módulo escondido; se você quiser fazer uma selfie, o celular possui um mecanismo “pop-up” que levanta o módulo e faz com que a câmera fique temporariamente exposta para depois voltar à sua posição original. Desta forma, não é necessário reservar um pedaço da parte frontal do celular para abrigar as lentes e os sensores.

publicidade

A questão é se a Vivo será realmente a primeira a concretizar o sonho de um celular realmente sem bordas frontais. A Lenovo já começou a promover o Z5, que ainda nem foi anunciado, mas que promete um aparelho com tela ocupando 95% do espaço frontal do aparelho e sem entalhe como o do iPhone X. No entanto, como o aparelho ainda não é oficial, ainda não se sabe como a Lenovo lidará com a questão da câmera frontal, mas o vice-presidente da empresa já deu a entender que o anúncio será em junho. Qual chinesa sairá na frente?