Um novo dispositivo do Google chamado “A4R-1701AA1” passou nesta quarta-feira, 20, pela certificação da Comissão Federal de Comunicações (FCC), o órgão regulador da área de telecomunicações e radiodifusão dos Estados Unidos. Os relatórios da agência sugerem que o aparelho seja um novo roteador Google Wifi. 

De acordo com informações do site 9to5 Google, a gigante de tecnologia registrou uma “Solicitação de Alteração de Identificação” para “estabelecer um novo FCC ID do dispositivo, o A4R-1701AA1 , para fins de marketing” em 8 de fevereiro. 

publicidade

Na prática, isso permite que o Google use seu próprio ID e número de modelo no produto, embora esse dispositivo tenha sido fabricado por outra empresa e já tenha recebido a certificação da FCC.

O aparelho em questão foi produzido pela Murata Manufacturing Co., um fabricante de equipamentos sediado em Kyoto, no Japão. O produto da empresa está registrado sob o FCC ID VPYLB1CQ. Nesta identificação, ele é descrito como um “modelo de comunicação”, enquanto o Google se refere a ele como um “computador de placa única”.

publicidade

Vários padrões de rede Wi-fi indicados na certificação da FCC indicam que o dispositivo será um roteador do Google Wifi. Aparentemente, o aparelho será executado em um chip ARM (possivelmente da Qualcomm) e fornece suporte ao Wi-Fi dual-band, roteador que, entre outras vantagens, reduz interferências e lentidão da rede.

O Google Wifi tem mais de dois anos e foi lançado originalmente em 5 de dezembro de 2016. Ele deve ser atualizado, já que o mercado de roteadores compatíveis com redes mesh está consideravelmente mais competitivo. Para quem não está familiarizado, uma rede mesh permite unir vários pontos de acesso em uma mesma rede de forma inteligente; entre suas vantagens está a capacidade de reconhecer qual ponto de acesso está mais perto do dispositivo conectado, permitindo que ele tenha sempre o melhor sinal de Wi-Fi.

publicidade

Um dos maiores concorrentes do Google no mercado de Smart Home, a Amazon adquiriu recentemente a Eero, empresa de roteadores mesh, para também expandir sua atuação no campo de dispositivos inteligentes.