Numa conferência realizada nos Estados Unidos no último fim de semana, a CEO do YouTube, Susan Wojcicki, brincou a respeito dos investimentos do Facebook em vídeos. A empresa de Mark Zuckerberg têm demonstrado fortes ambições de competir com o YouTube no ramo.

Durante um painel da conferência Code Media, organizada anualmente pelo Recode, a jornalista Kara Swisher perguntou a Susan se ela se preocupava com o crescente interesse do Facebook em monetizar vídeos. “Você sempre deve levar seus concorrentes a sério, mas não dá para vencer olhando para trás ou para o lado”, disse a chefe do YouTube.

Swisher pediu que a CEO desse uma resposta mais longa, e foi quando ela disse: “Eu acho que eles deviam se focar naquilo em que eles já estão focados”. Em seguida, Susan completou, arrancando risos da platéia: “Eu acho que eles deveriam voltar para as fotos de bebê.”

“Eu não sou especialista em Facebook. Eles é que são especialistas e eles deveriam fazer o que é melhor para o negócio deles”, acrescentou a executiva. “Todos nós deveríamos competir por conteúdo, mas eu construo o nosso negócio e me concentro no que nós devemos fazer.”

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Embora seja a plataforma de vídeos mais popular do mundo e uma forte fonte de renda para o conglomerado Alphabet (do qual também faz parte o Google), nos últimos anos a concorrência do YouTube tem crescido. Para competir com a Netflix, por exemplo, a empresa estreou o serviço YouTube Red, uma versão por assinatura sem anúncios que inclui programas originais exclusivos.

Já o Facebook tem investido milhões em sua própria plataforma de vídeos, incluindo direitos de transmissão de campeonatos esportivos e até um serviço por assinatura chamado Watch. A julgar pela reação de Susan, não dá para dizer que o YouTube desconsidera a aproximação de Mark Zuckerberg ao seu mercado.