Um podcast com a participação especial de Jack Dorsey, CEO do Twitter, vai ao ar em 23 de março. O executivo foi convidado para um programa com temática voltada à saúde, no qual conversou sobre exercícios de alta intensidade e formas de atenuar o estresse. O que não se sabe é se ele esta ciente de que o apresentador, Ben Greenfield, é um declarado conspiracionista antivacinas.

Após a gravação, Dorsey foi ao Twitter agradecer pela conversa e pelo convite de Greenfield, que se refere a si mesmo como “um treinador do corpo humano e do cérebro”. Não demorou muito para que sua postagem se tornasse um ponto de alertas sobre as teorias conspiratórias do apresentador contra a vacinação. Seria cômico, se não fosse trágico!

Não é necessário muito esforço para ter acesso às polêmicas. Em questão de minutos, apareceu no Twitter uma publicação de Greenfield, feita no mês passado, que afirma que as vacinas “causam autismo”.

No tuíte, ele ainda opina que o site Snopes, famoso portal de verificação de fatos, não é confiável “para notícias sobre vacinação ou saúde em geral”. E o tema também é bastante presente um outros episódios do podcast — um convidado atacou vacinas contra sarampo, caxumba e rubéola em um deles.

publicidade

Seria Jack contra as vacinas?

É difícil imaginar que o CEO do Twitter estivesse assim tão desavisado, não é mesmo? Um porta-voz da rede social informou a Andy Campbell, jornalista do HuffPost, que Dorsey realmente não sabia sobre as opiniões conspiratórias de Greenfield antes de participar do programa. Porém, de acordo com Alana Satlin, também do HuffPost, o representante da plataforma não respondeu a perguntas sobre Dorsey acreditar ou não na ligação entre vacinas e autismo.

Greenfield reforça, em um tuíte, que não conversou com o executivo sobre vacinação no programa. Os temas se limitaram, segundo ele, a “táticas avançadas para evitar o estresse, exercícios extremos que poupam tempo e outros assuntos afins”. Porém, o fato de o porta-voz desconversar sobre as crenças de Dorsey é estranho. O que esse programa guarda, afinal? Vai ser preciso esperar até o dia 23 para descobrir!