O fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezos, publicou na última quinta-feira (7/2) um post surpreendente em seu blog pessoal no Médium. Na página, ele detalha ser vítima de extorsão e chantagem feitas pelo tabloide National Enquirer. Em um texto com o título “No thank you, Mr.Pecker”, Bezos afirma que o veículo está ameaçando publicar nudes dele e imagens sugestivas de Lauren Shanchez, jornalista e apresentadora de TV, com quem ele estava tendo um caso. Isso, se ele não concordar em fazer uma declaração diminuindo as motivações por trás das publicações da American Media Inc. (AMI) – empresa mãe do National Enquirer- dizendo que a companhia nunca foi influenciada por forças políticas.

Mas o que podem “forças políticas” ter a ver com a vida amorosa do Jeff Bezos? A AMI está no centro de uma controvérsia legal envolvendo o presidente Donald Trump, por conta de uma ação chamada de “catch and kill” (literalmente traduzido para “pegar e matar”). Ou seja, o tabloide compra total direito de informações que incriminam Trump e evitam propositalmente que elas se tornem notícias, através de acordos de não divulgação e outras técnicas legais, protegendo o presidente norte-americano de histórias prejudiciais.

publicidade

Supostamente, a AMI abordou Bezos depois de descobrir que ele estava conduzindo sua própria investigação sobre como a National Enquirer conseguiu acesso a suas mensagens privadas. Os advogados do tabloide tentaram acabar com a investigação, provavelmente porque essa busca poderia levar a informações mais comprometedoras sobre o “catch and kill” da AMI e seu laço com Trump e outros líderes mundiais.

“Se seu cliente concordar em cessar e desistir desse comportamento difamatório, nós estaremos dispostos a engajar em conversas construtivas sobre as mensagens e as fotos que temos em nossa posse”, diz um e-mail enviado para o time de investigação privada de Bezos, de acordo com o post no Médium.

publicidade

O National Enquirer foi o primeiro a detalhar o caso de Bezos com Lauren Shanchez, que levou ao fim do casamento dele com MacKenizie Bezos no mês passado.

De acordo com o tabloide, eles possuem 10 fotos íntimas trocadas entre o dono da Amazon e Shanchez e propuseram termos para que as chantagens feitas a Bezos cessassem. Entre eles, a declaração de que o CEO da Amazon não possui qualquer evidência sobre a AMI estar envolvida com qualquer força política.

publicidade

O tabloide ainda não se pronunciou sobre a acusação feita por Bezos.