O ano de 2019 promete ser o dos smartphones dobráveis: após anos e anos de promessas, fabricantes como Samsung e Huawei devem enfim colocar produtos flexíveis nas lojas. Agora uma empresa chinesa diz já ter um dispositivo pronto para ser mostrado em fevereiro: é a Oppo.

Ao site holandês Tweakers, um gerente de produtos da Oppo afirmou que a fabricante vai apresentar um smartphone dobrável durante a Mobile World Congress, que ocorre no fim de fevereiro em Barcelona, na Espanha.

O executivo não deu nenhum detalhe sobre como deve funcionar o dispositivo, mas a empresa já registrou algumas patentes de aparelhos dobráveis no passado, o que indica que ela estuda a tecnologia há algum tempo.

A indústria promete celulares dobráveis há alguns anos, mas até agora nenhum dispositivo chegou às lojas com a tecnologia. Isso deve mudar em 2019. O Android vai receber suporte oficial a telas flexíveis; a Samsung apresentou um protótipo e deve colocá-lo nas lojas no ano que vem; a Huawei, Lenovo e Xiaomi também estudam o uso da tecnologia e podem lançar aparelhos em breve.

publicidade

Resta agora saber se os celulares dobráveis vão cair no gosto do público ou se vão ser apenas mais uma moda passageira na indústria – o sucesso deles depende de fatores como preço, usabilidade e a criação de aplicativos e serviços que aproveitem os novos tipos de tela de maneira que as atuais não possam fazer. A resposta para isso, pelo jeito, virá em 2019.