O Mate X, modelo dobrável da Huawei, está chegando. Depois das notícias do começo do mês dizerem que o aparelho seria adiado, agora o presidente da marca na Europa Ocidental, Vincent Pang, afirmou que o lançamento está previsto para setembro. “Está chegando em setembro no mais tardar. Provavelmente mais cedo, mas definitivamente o mês de setembro está garantido”.

Outra dúvida era em relação aos lugares que vão receber o dispositivo. De acordo com Pang, o Mate X estará em “qualquer país que tenha o 5G”. O Mate X não está indo para os EUA, já que o país mantém o bloqueio da Huawei em todo o seu território.

Apesar de tudo isso, o presidente da marca na Europa Ocidental surpreendeu ao anunciar que o aparelho dobrável irá rodar o Android. A justificativa de Pang é “porque ele já foi anunciado”, sugerindo que pode ficar de fora da proibição do governo Trump às empresas norte-americanas (incluindo empresas de software como o Google) de negociar com a Huawei.

Assim como a Huawei, a Samsung também teve que adiar o lançamento de seu telefone dobrável. O Mate X ainda não chegou ao mercado por conta de problemas com a qualidade da tela dobrável.

publicidade

Uma das justificativas especuladas para o lançamento do Mate X acontecer em setembro é o fato de que a Huawei espera a solidificação das redes 5G na China e em outras áreas importantes. A quinta geração de conexão acaba de ser lançada no Reino Unido, que sempre foi um território chave para os smartphones da gigante de tecnologia chinesa.

Pang ainda reforçou que o Mate X terá “basicamente o mesmo hardware”, já mostrado durante o MWC 2019. Ele disse também que a Huawei gastou seu tempo apenas ajustando o software para que os aplicativos se adaptem ao modo de tela cheia e quando o aparelho é desdobrado na orientação do tablet.

 

Fonte: TechRadar