O serviço japonês de compartilhamento de carros Orix descobriu que muitos de seus clientes estavam alugando seus carros, mas não os dirigindo. Conforme relatado pelo jornal Asahi Shimbun, a empresa revisou os registros de quilometragem e percebeu que um certo número de veículos estava sendo devolvido depois de ter “viajado sem distância”. O Times24 Co., um provedor líder de compartilhamento de automóveis com mais de 1,2 milhão de usuários, relatou que o ocorrido se repete em sua plataforma.

Para descobrir o que estava acontecendo, as duas empresas realizaram pesquisas entre seus clientes. O que eles descobriram diz muito sobre os conceitos modernos de trabalho e espaço privado, bem como a constante necessidade de cobrar nossos dispositivos eletrônicos.

publicidade

“Alguns entrevistados disseram que alugaram veículos para tirar uma soneca ou usar como um espaço de trabalho. Outra pessoa guardava sacos e outros pertences pessoais no carro alugado quando os armários de moedas nas proximidades estavam cheios. No rescaldo do terremoto e do tsunami de 2011, os carros de aluguel também foram usados “para recarregar celulares”, relatou o Asahi Shimbun em uma reportagem.

O compartilhamento de carros é muito popular no Japão, apesar de ainda ganhar força nos EUA. Os carros são acessíveis e fáceis de localizar. Os clientes podem reservá-los por algumas horas ou um dia inteiro em seus smartphones. O serviço custa cerca de 400 ienes (menos de R$ 14,00) para usar por 30 minutos, e um veículo pode ser pego em mais de 12.000 lugares de estacionamento da empresa em todo o Japão.

publicidade

Uma pesquisa também constatou que a maioria dos carros gasta algo como 90% de sua existência apenas estacionado, esperando para ser conduzido. Assim, os japoneses podem ter achado uma solução e estão dando uma nova função aos veículos mesmo que estejam parados e ocupando um espaço nas ruas.

 

publicidade

Via: The Verge