A Tesla não está presente oficialmente no Brasil, mas isso não significa que não dá para importar seus carros elétricos para cá. Uma reportagem do UOL Carros apurou que pelo menos três unidades do Model 3, modelo mais recente (e mais barato) da marca, foram encomendadas por brasileiros – uma para um cliente e outras duas para uma revendedora. O preço? 325 mil reais.

Nos Estados Unidos, a versão básica do carro tem preço base de 35 mil dólares. Os modelos encomendados pelos clientes brasileiros, no entanto, são incrementados: 1,5 mil dólares por rodas maiores, 5 mil pelo sistema de piloto automático inteligente e mais 9 mil por baterias maiores. Os 50 mil dólares convertidos já resultam em quase 200 mil reais – e a isso ainda são somados os impostos e o frete, chegando no valor final.

publicidade

As duas unidades compradas pela revendedora ainda terão um acréscimo de mais ou menos 20% no preço. Assim, quem quiser comprar um da loja, terá que desembolsar 390 mil reais.

O Model 3 foi anunciado no meio do ano passado e trouxe como grande diferencial justamente o preço mais baixo. Para efeito de comparação, o Model S, sedã mais luxuoso da Tesla, não sai por menos de 70 mil dólares, mais que o dobro do valor do modelo “básico”.

publicidade

Se você ficou interessado, vale lembrar que é bom não ter pressa para pôr as mãos no carro. As unidades importadas para o Brasil ainda devem levar algum tempo para chegar – a reportagem do UOL fala em 18 meses de espera. A demanda pelo Model 3 se mostrou enorme logo que o carro foi anunciado, com 400 mil unidades encomendas antes do modelo começar a ser fabricado. Assim, ainda que tenha apresentado uma melhora recentemente, a Tesla não tem conseguido dar conta da produção, resultando em atrasos na entrega.