Dan Macnish é um engenheiro e designer responsável por um experimento, no mínimo, curioso. Ele criou uma câmera instantânea que, em vez de imprimir uma reprodução exata e fotorrealista do que está vendo, imprime um desenho desajeitado.

Usando uma rede neural baseada em tecnologia de acesso público do Google, a câmera de Macnish interpreta a imagem que passa pela lente e imprime uma representação crua daquilo que está vendo através de “rabiscos”, como reportou o Gizmodo.

publicidade

A tecnologia por trás deste experimento tem a ver com um minigame online que o Google lançou em 2016 chamado “Quick, Draw!“. Nele, o usuário pode fazer qualquer desenho rápido na tela e a inteligência artificial da empresa tenta entender o que ele representa.

O jogo acabou gerando um banco de dados de mais de 50 milhões de rabiscos corretamente interpretados pela rede neural do Google, e é neste banco de dados que a câmera de Macnish se baseia. Um Raspberry Pi e uma impressora térmica (do tipo que não precisa de tinta) cuidam do resto.

publicidade

Mas Macnish garante que essa câmera não passa de um experimento descontraído, sem pretensão de ser levado a sério. Ela não possui viewfinder ou uma tela LCD para mostrar o que está sendo capturado, por exemplo. As fotos são tiradas “às cegas”.

Além disso, a rede neural que alimenta a máquina ainda não é tão precisa. O desenho impresso em cada disparo representa a imagem que mais se parece com aquilo que a câmera visualizou. “O resultado é sempre uma surpresa. Uma selfie de comida de uma salada saudável pode se transformar em um enorme cachorro-quente”, explica Macnish.

publicidade

O designer e engenheiro afirma que o objetivo foi apenas “explorar aplicações criativas para redes neurais”, e que o resultado, na sua opinião, foi bem divertido. Ele colocou as instruções para a montagem da câmera de rabiscos no GitHub para quem quiser fazer uma em casa.