Recentemente, o Facebook confirmou que é capaz de acessar as mensagens privadas enviadas pelos usuários através do Messenger, como forma de garantir de que as mensagens seguem os “padrões da comunidade”.

Porém, conforme relata o Wired, aparentemente, não é apenas o Facebook que tem acesso às suas mensagens. A Cambridge Analytica teve acesso às mensagens de 1.500 pessoas que deram permissão ao aplicativo “This Is Your Digital Life” para acessar os dados do Messenger, sendo que qualquer pessoa que recebeu ou enviou mensagens para esses usuários também pode ter sido afetada.

publicidade

Os usuários concordaram em dar acesso à caixa de entrada. Porém, essa solicitação de informações foi agrupada em uma lista de outros dados mais benignos, incluindo data de aniversário e foto de perfil. O Facebook diz que esse tipo de permissão foi desativado em abril de 2015, mas que não foi completamente suspensa até outubro do mesmo ano.

A Cambridge Analytica, por outro lado, nega ter acessado esses dados específicos. “O GSR não compartilhou o conteúdo de nenhuma mensagem privada com o Cambridge Analytica nem com o SCL Elections. Nenhuma empresa jamais manipulou esses dados”, disse um porta-voz da empresa. 

publicidade

-> Tudo sobre o Facebook: história e dicas de segurança para usar a rede social!
-> Como entrar no Facebook: problemas comuns e dicas de login
-> Messenger: confira os principais recursos e dicas para usar o aplicativo