Se você já entrou no Google hoje, deve ter reparado na animação que faz as vezes de doodle. Trata-se de uma homenagem da empresa ao escritor brasileiro – e fenômeno recente nas redes sociais – Caio Fernando Abreu, que completaria 70 anos nesta quarta-feira, 12.

O escritor gaúcho nasceu em 1948 na cidade de Santiago e faleceu com apenas 47 anos, em Porto Alegre, no mesmo Rio Grande do Sul. Antes de se tornar um escritor, Abreu, abertamente homossexual já na época, foi jornalista de entretenimento, com textos publicados em revistas populares a partir da década de 60, como Nova e Manchete.

publicidade

Seu primeiro livro, “Limite Branco”, foi publicado em 1970, mesmo em ano que se exilou na França, fugindo da perseguição da ditadura militar. Voltou quatro anos depois, ficando por aqui por 20 anos antes de se mudar novamente para o país europeu.

Abreu tem três prêmios Jabuti, das maiores honrarias concedidas a escritores no Brasil, por seus livros “Ovelhas Negras”, “Os Dragões Não Conhecem o Paraíso” e “O Triângulo das Águas”. Suas obras são repletas de frases marcantes, que hoje, junto com trechos de Clarice Lispector e de palavras que não necessariamente foram escritas por eles, inundam algumas dezenas de sites dedicados e também de páginas e perfis no Facebook.